Existem desde adaptações fiés até continuações de contos e romances.
A inspiração para criar um jogo de sucesso pode vir de vários lugares, incluindo livros que você talvez ainda nem conheça.
Nesta lista, é trazido desde jogos que são adaptações fiéis de obras literárias até games que continuam a história contada em contos e romances. Outros, ainda, reimaginam todo o universo narrado originalmente.
1- Assassin's Ceed
Assassin's Creed não é uma adaptação ou continuação direta de um livro, mas foi construído em cima de alguns deles. Segundo Jade Raymond, a principal inspiração para o primeiro jogo da franquia partiu do Alamut, escrito por Vladimir Bartol. O jogo até conta com algumas frases icônicas da obra literária.
2-The Witcher
The Witcher é um best seller polonês do autor Andrzej Sapkowski. Em vez de seguir fielmente o livro, o jogo conta uma história própria, que se passa após os acontecimentos narrados por Sapokowski. Com o sucesso do jogo, a Netflix adaptou a história dos livros para uma série com o ator Henry Cavill como Geralt de Rívia.
3- Spec Ops: The Line
O excelente Spec Ops: The Line tomou referências do livro "O Coração das Trevas", de Joseph Conrad. A ideia é mostrar a luta mental dos soldados na guerra, abordando temas como colonialismo e xenofobia. No jogo você vai atrás de Konrad, nome mistura Kurts, personagem do livro, e Conrad, sobrenome do autor.
4-Suikoden
Suikoden é uma reimaginação do romance Shui Hui Zhuan, um livro chinês de muita relevância na cultura oriental. Na história do livro, 108 bandidos são anistiados e se juntam ao governo para uma luta histórica. Já no jogo, você, um renegado, vai em busca de 108 personagens para te ajudar em uma história épica.
5-Metro
A série Metro é adaptada do livro de Dmitry Glukhovsky, Metro 2033. Tanto no jogo quanto no livro, você vive a história de Artyom, alojado no subterrâneo de Moscou após um desastre nuclear. Nos últimos jogos, que passaram os eventos do livro, o autor da saga até fez parte da equipe que escreveu o roteiro.
6- Parasite Eve
Assim como The Witcher, Parasite Eve é uma continuação dos eventos do livro que o inspirou. A obra em questão também se chama Parasite Eve e foi escrita por Hideaki Sena, um farmacêutico que usou tudo que sabia no seu campo de atuação para criar uma ambientação única.
7-Bioshock
Bioshock também surgiu de uma obra literária, mas nesse caso como uma crítica. O jogo criou seu universo baseado no livro a Revolta de Atlas, da Ayn Rand, que trata sobre o objetivismo. Há até alguns personagens do jogo com nomes dos personagens do livro, como o Ryan.
8-Enslaved: Odyssey to the West
Jornada para o Oeste é um conto chinês muito famoso que inspirou diversas obras, entre elas a animação Dragon Ball, de Akira Toriyama. Nos jogos, Enslaved: Odyssey to the West fez uma adaptação moderna do conto e é uma joia da geração passada.
9-Rainbow Six
O escritor Tom Clancy inspirou diversas obras em várias mídias com os seus livros focados no militarismo e operações especiais. Ele mais tarde fundou a Red Storm, que anos depois seria comprada pela Ubisoft. Entre os títulos baseados em sua obra, está o Rainbow Six.
10-Shadow Mordor
Essa é bem óbvia. O Senhor do Anéis, de J. R. R. Tolkien, é amplamente utilizado em diversas mídias, seja como adaptações, inspiração ou mesmo reimaginações, como é o caso do Shadow of Mordor. O jogo da Warner mistura Assassin's Creed, Batman da Rocksteady e o famigerado Nemesis System para um resultado divertido.
11- Call of Cthulhu
baseado na obra de H. P. Lovecraft. Escolhemos Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth, mas há inúmeros outros, que adaptaram ou se basearam na obra, como o próprio Bloodborne.
Comments