Dicas da Amanda Fifa 2020
top of page

Dicas da Amanda Fifa 2020

Atualizado: 9 de out. de 2020

Fifa 2020

Fifa 20 é o novo jogo da franquia de futebol da EA que foi lançado para Ps4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. O jogo traz a volta do modo volta, que remete ao popular Fifa street, que também traz melhorias de gráficos e também em sua jogabilidade com algumas novidades em seu principal carro-chefe: o ultimate team.


Jogabilidade

Todo fã de Fifa de saber que a jogabilidade muda a cada ano e também que suas mudanças começam a se tornar limitadas fazendo com que elas sejam pontuais, mas nada de muito drástico. Bom para os fãs já familiarizados com sua mecânica e ruim para quem não sentiu nada satisfeito com o que foi feito no Fifa 19.


E a jogabilidade também interferem na maior protagonista de todas as partidas a bola ela está mais viva no Fifa 20. Com a física melhor aplicada isso desde o contato com a bola na grama o que faz com que renda pequenos quiques de acordo com as condições do campo ou até uma mudança drástica de trajetória com o contato do corpo do jogador.


E também reflete nos chutes e passes, que agora exigem uma precisam maior do jogador para que eles possuam mais efetividade. No caso não basta apenas apertar o botão para que a bola seja direcionada para outro jogador com melhor posição agora você tem que direcionar a bola com uma forma mais assertiva possível para que ela tenha o destino desejado. Com os chutes é a mesma mecânica com diferença de atributo e de finalização sendo um grande fator determinante para a conclusão. Então o jogador que possuir essas características baixas tem grandes chances de errar o seu chute ao gol. Independente do seu direcionamento.


Movimentação: Para quem está iniciando o jogo agora perceberá o jogo um pouco mais leve e que fará com que o jogador sinta a sensação de campo maior. E para quem irá jogar na linha de fundo perceberam a sensação se tona um pouco maior fazendo com que aquele “um dois” que era a solução para passar por laterais defensivos, seja trocado por um drible ou uma jogada de velocidade.


Velocidade: Este atributo de mesmo nome se tornou mais preciso no Fifa 20 que serão muito desses momentos que você verá um adversário mais rápido ou abrindo uma grande vantagem através de um zagueiro lento mesmo que ele esteja conduzindo a bola.


Dribles: eles também serão executados de uma forma mais leve porem ágil como também vai exigir que o jogador tenha um conjunto de atributos para que o movimento seja executado com maior precisão, no entanto não será nesse Fifa que seu zagueiro vai conseguir executar uma lambreta humilhante no atacante adversário.

Sistema de Defesa Manual

Porém muito criticado mais evoluído e eficiente. Sua mecânica de execução ainda é preciso que você tenha tempo certo para que aperte o botão e fazer com que o jogador tente tomar a bola do adversário.


Diferença: é uma melhoria na própria execução do mesmo, ou seja, faz com que o defensor possua mais força e precisão ao tirar a bola do adversário.

Reclamação!

No Fifa 19 rendia muitas reclamações por causa de botes na bola pouco suficientes.

Cobranças de faltas e pênaltis

Também houve mudanças só que desta vez foram bem drásticas. Agora é preciso posicionar uma espécie de alvo para que na de cobrar, em seguida posicionar o direcional para aplicar o efeito de curva (para os lados ou para cima e para baixo). Embora seja complexo com o tempo e com pratica será fácil de entender e pegar a manha. Que já no fifa 19 parecia uma loteria de chutes.


Posicionamento de Atletas

Apesar de não ser controlado por você também é eficiente. Agora seu time buscara sempre diminuir sempre o espaço do adversário na defesa assim você terá opções de passe no meio do campo. E também terá um melhor posicionamento rumo ao gol. Também será possível deixa-lo atuando mais de acordo com seu gosto nas opções que o jogo oferece antes da partida o que ficará melhor a atual eficiência dos companheiros virtuais.


Novidades que agregaram o Ultimate Team


O modo mais famoso da franquia também recebeu algumas mudanças pontuais. No que manteve um excelente trabalho feito desde o Fifa 18, FUT ainda traz boa parte de seus tipos de jogo e atividades, como o Squad Battles, Desafios de montagens e elenco, draft e rivals. Esse por sua é a porta de entrada para quem busca uma vaga em torneios presenciais de fifa 20.

Sistemas de Temporada

A novidade nada mais é que um sistema de temporadas implementado no ultimate team. Ele funciona como em outros jogos, como o fortnite, exigindo que o jogador realize pequenas tarefas para conquistar pontos de experiência. Estes são por sua vez formas de evoluir de nível. Que dá uma recompensa a cada nível concluído. A primeira já está em andamento e tem duração de 50 dias que trazem entre os prêmios, cartas de personalização, moeda e craques especiais. A inclusão é uma excelente alternativa para instigar o jogador a sempre estar ativo no jogo, agora só resta saber o quanto as faturas temporadas vão durar.

Amistosos

Neles você poderá jogar contra seus amigos em partidas que não possuirão ranqueamento e com algumas regras que serão alteradas, como por exemplo ter que ficar um certo tempo em quadrado destacado no campo para seu gol valer apenas três, ou trocar de jogadores com seu adversário.


Partida Clássica - Amistoso normal com regra originais sem modificações.


Controle de Campo - É preciso disputar a posse da bola dentro da zona de controle para aumentar a sua pontuação de gols.


Bola Surpresa - Toda vez que a bola sai, ela pode voltar com um impulso de uma determinada força para o time que ataca.


Trocas - Três jogadores do seu time serão trocados com outros três do time adversário. Caso um deles faça gol, vale por dois.


Entrosamento máximo - Todo jogador do seu time terá o entrosamento no máximo.


•Cabeceios e Voleios - Só serão contabilizados os gols de cabeça ou voleio, além dos que forem feitos de cobranças de falta e pênaltis.


Sobrevivência - Quando um gol é marcado, um jogador aleatório do time que marcou é expulso da partida.


De Fora Vale 2 - Todo gol marcado de fora da área vale como dois.


Vale Tudo - Partida sem regras de impedimento, faltas e cartões.



Particularmente este modo até que é divertido, mas você ficará enjoado de jogar rapidamente, além de muito deles não serem divertidos a ausência de prêmios exclusivos faz com que a atenção do jogador fique toda para Squad Battles ou o Rivals.


Outras mudanças foram os menus de seleção dos jogadores do seu elenco. Agora terá um círculo de opções que funcionam como atalhos para realizar uma tarefa relacionada ao mesmo. Embora eficiente, a mudança acabou gerando outra complicação: mais lentidão na hora de organizar seu time como um todo, uma vez que você precisar ter que ir de um em um para trocar jogadores titulares ou reservas.


E agora a possibilidade de personalizar novos elementos como o seu time, como mosaico 3d, Comemoração tema do estádio. E eles não são vendidos no mercado de transferências, mas poderão ser conquistados realizando as tarefas de temporada ou em futuros eventos promovidos pelo modo. Por mais curiosos que seja é bem desnecessário serão poucos que vão gostar desta nova mecânica.




Modo Volta: uma mescla de FIFA Street com o Indoor de FIFA 97


Desde de quando o último fifa street foi lançado em 2012, milhões jogadores chamam por uma sequência do que misturava muita a habilidade na bola. Para a solução para AE foi inserir o game dentro de seu fifa numérico, o que acabou se tornando uma forma de justificar a compra de um jogo que sai todo ano sem novidades tão gigantes.


E por mais que seja tão simples voltar para o jeito antigo de um game completo. Ele irá iniciar com um modo carreira muito parecido com A jornada, que se tornou famoso nos três títulos da franquia que nele você pode personalizar o seu jogador e que também tem o motivo de fazer ele se tonar um craque nas quadras.


Por mais que a história seja bem divertida e até que entretenha o jogador. Ela se torna um pouco forçada pois em alguns momentos, o excesso de dialogo vazio faz com que incomode o jogador. E ainda mais o modo possui um sistema de "checkpoint" em que cada derrota sua em um torneio obriga o jogador a joga-lo desde o início. Ou seja, em um campeonato de seis partidas, caso você perca a quinta, é preciso jogar desde o zero até finalmente ganhar o jogo. Por esta razão a muitos jogadores que desistem jogar este modo.


Falando desse modo em si, é de longe uma coisa genial que puseram em um Fifa recentemente. Além de ser mais divertido demais disputar partidas de 3 contra 3 ou 4 contra 4 sem goleiro, o Futsal é uma deliciosa viagem no tempo para jogadores mais antigos. É impossível não se recordar das clássicas partidas Indoor de Fifa 97 e 98, que curiosamente deixaram de aparecer em outras versões mesmo sendo muito aclamadas pelos fãs.



No entanto, o modo deixa a desejar justamente por aquilo que deveria ser um de seus pontos fortes: a variedade de jogadores e jogadoras. Em toda campanha de marketing da volta, a EA fez questão de destacar a inclusão que o modo traria. Bem então esse foi um acerto na empresa e é realmente gratificante ver jogadores juntos independente do sexo. Na mesma partida, mas a forma que eles deveriam ser randomizados não funciona, o que resulta em partida, cujos times possuem as jogadoras e jogadores. Isso confunde ao ponto de você perder partidas diante da confusão em descobrir qual é seu atleta e qual é o adversário.


A única solução encontrada foi perder um bom tempo personalizando cada atleta do seu time, de modo que saberia que não iria encontrar seu clone do outro lado do campo. Essa personalização sim traz um amplo leque de opções, desde cortes de cabelo até roupas exóticas para serem usadas nas partidas. Agora resta saber se em futuras atualizações os clones serão extinguidos do volta.


Visual sem grandes evoluções

O visual de Fifa 20 é outro elemento que traz menos mudanças a cada versão. Em uma comparação com jogos anteriores, é possível notar elementos externos do estádio ainda mais reais, como a arquibancada, torcedores, placas de publicidade, técnicos, reservas e etc., no entanto quando comparado com outros jogos o rival PES, Fifa ainda precisa melhorar muito.


Caracterização dos jogadores

Já as caracterizações dos jogadores estão seguindo a mesma linha adotada nos últimos anos: os mais famosos recebem um pouco mais de cuidado, e a qualidade cai de acordo com o nível de importância, ou seja, de um jogo para outro a evolução foi menor não teve um impacto muito grande em relação ao Fifa 19 como por exemplo foi do 18 para o 19.

Animações

As animações que parecem estar em excesso no modo volta, também deixam a desejar. Os personagens são carentes de detalhes e algumas expressões faciais não condizem com os diálogos. Fica impressão que Fifa 20 pode ser o limite da EA para atual geração de consoles em relação a parte gráfica. Com proximidade de PS5 e o novo Xbox Series X.


Times e seleções genéricas viraram rotina

Um ponto sempre polêmico em Fifa está relacionado as licenças de clubes e seleções. Assim como seus títulos anteriores, o jogo não conta com times brasileiros e seus elencos originais, mesmo vale para a seleção brasileira feminina e masculina- Essa última apenas com Neymar como real jogador no time.


E se não bastasse, esse ano a EA perdeu os direitos de um dos maiores times do mundo: a Juventus. A equipe italiana assinou o contrato de exclusividade com a Konami, o que fez com que Fifa 20 apresentasse o clube de uma forma genérica, com o nome de Piemonte Calcio. Curiosamente, a EA possui os direitos da Champions League, torneio que a Juventus faz parte, mas que acaba sendo representada de uma forma não oficial. Outros times também sofrem do mesmo problema, como Boca Junior que se chama Buenos Aires.


Por mais que o torcedor se revolte, é um problema complexo para ser solucionado rapidamente, principalmente pelo lado da EA. Para quem não sabe, a empresa ainda se encontra em meio a problemas de licenciamentos passados de jogadores brasileiros. O melhor jeito é perder um tempo e montar a sua seleção com melhores craques brasileiros na opção de editar Times, ou usar os uniformes oficiais em modos como Carreira e Ultimate Time.

Modo Carreira sem evoluções

O modo carreira entra também na moda dessas modificações pontuais e chega sem novidades alarmantes. Na opção de jogar como técnico ou técnica, há possibilidade de editar o personagem ou deixa-lo com a aparência do jeito que quiser, uma vez que esse personagem tem uma presença maior que no que diz respeito a aparições, pois todas as partidas possuem coletivas onde é preciso comentar a atuação de alguns atletas.


Isso chama para um elemento inovador do modo: A moral do Elenco. Ela irá funcionar de uma forma parecida com Entrosamento do Ultimate team, com a diferença de que será preciso saber o balancear seus jogadores em relação uma oportunidade de outros pedidos. E acredite, eles são chatos em relação a isso, com inúmeras mensagens implorando por uma chance ou simplesmente mostrando insatisfação pela equipe.

Compra e Venda de jogadores

A compra e venda de jogadores possui a mecânica de resultados mais suaves, o que fez com que as negociações não sejam tão complexas e burocráticas. Então para contratar um determinado jogador, basta chegar a um consenso sobre o que ele quer e o que você pode oferecer, nada outras barreiras, como posição do time no campeonato etc.


E atuando no modo Carreira como jogador, é tudo muito parecido com fifa 19. Não que isso seja ruim, até por que é uma consolidada franquia ou seja o que menos precisa de mudanças. Mas ainda a alguns problemas que ainda persistem, como a importância que seu time tem com seu atleta, ao ponto de um jogador cara a cara com o goleiro dar um passe para trás caso você solicite, e a queda de frames por segundo na visão em terceira pessoa, fazendo com que seja impossível disputar um campeonato inteiro naquela câmera.

Conclusão

Ao analisar o Fifa 20 pude perceber que este jogo está evoluindo devagar com melhorias que possam ser um pouco discretas seja elas no gráfico ou na jogabilidade já que é uma coisa que melhora a cada ano. Mesmo havendo alguns problemas o Fifa 20 se torna um dos jogos mais procurados pelos fãs que buscam nova jogabilidade e modo carreira diferente com novas adições também como ultimate team no modo volta, e opções de personalizar os jogadores que porém essas novidades possam tornar o jogo mais divertido nos últimos anos.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page