top of page

Microsoft fechará Mixer e anuncia parceria com Facebook Gaming.

Serviço de streaming, que é casa de streamers como Ninja e Shroud, encerra atividades em 22 de julho.


Microsoft vai fechar o Mixer, seu serviço de streaming de jogos, em 22 de julho. A empresa também anunciou uma parceria com o Facebook Gaming, para onde poderão migrar os parceiros e streamers da plataforma (via The Verge).


Os streamers que hoje estão no Mixer passarão para o Facebook Gaming a partir desta segunda-feira (22) e não estarão mais no Mixer dentro de um mês.

Ao The Verge, Phil Spencer, chefe da divisão de games da Microsoft, afirmou que parte da decisão foi a dificuldade para competir em escala com concorrentes como TwitchYouTube e o próprio Facebook. "Começamos muito atrás, em termos de como os espectadores ativos mensais do Mixer eram comparados com outros grandes concorrentes."


Parte da estratégia da parceria com o Facebook também envolve o xCloud, serviço de jogos por streaming em desenvolvimento na Microsoft. A ideia é que o xCloud tenha integrações com o Facebook similares as que o Stadia, do Google, tem com demais serviços da gigante das buscas, como o YouTube.


O Mixer tentou contornar o problema de audiência assinando contratos de exclusividade com grandes streamers de plataformas concorrentes, como Tyler "Ninja" BlevinsMichael "shroud" Grzesiek, dois dos maiores streamers do mundo.


Ainda de acordo com o The Verge, Ninja, shroud e as demais estrelas do Mixer estão livres para transmitir em qualquer plataforma. Segundo o consultor Rod Breslau, Ninja e shroud receberam do Facebook o dobro do valor pago pela Microsoft pela migração para o Facebook Gaming. Ambos recusaram, o que levou a Microsoft a pagar a rescisão de contrato - US$ 30 milhões para Ninja, e US$ 10 milhões para shroud.


A partir de 22 de julho, as páginas do Mixer serão redirecionadas para o Facebook Gaming, e parceiros da plataforma poderão entrar para o programa "Level Up" do Facebook Gaming. Espectadores do Mixer que pagam inscrições de canais do Mixer receberão cartões de presente do Xbox.


Repercussão

No Twitter, tanto Ninja quanto shroud, dois dos principais astros do Mixer, afirmaram que ainda não decidiram seus próximos passos após o encerramento da plataforma.

"Eu amo minha comunidade e o que construímos juntos no Mixer. Tenho decisões a tomar e pensarei em vocês enquanto as faço", escreveu Ninja.


Shroud, por sua vez, escreveu: "Aprecio a comunidade do Mixer e tudo o que pude fazer na plataforma. Amo vocês e estou pensando nos próximos passos".


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page