top of page

Nintendo afirma estar 'mais fácil' oferecer retrocompatibilidade atualmente

Ainda que esteja bem atrás das concorrentes quando o assunto é oferecer acesso a jogos antigos em plataformas atuais, a Nintendo parece ter noção de que hoje em dia é muito mais fácil ter recursos como a retrocompatibilidade em consoles mais recentes. A confirmação veio direto de Shigeru Miyamoto, diretor e uma das figuras mais importantes da Big N.



Falando aos investidores durante uma reunião sobre os resultados financeiros da fabricante e desenvolvedora de japonesa, Miyamoto reconheceu que hoje é muito mais fácil trazer jogos antigos aos consoles novos, mas deixou claro que a empresa não vê isso como uma prioridade.


O lendário criador de jogos como Mario e Zelda citou o Virtual Console, serviço no qual a Nintendo oferecia acesso a um grande catálogo de jogos "velhos", que podiam então ser adquiridos e jogados nas plataformas mais atuais. Porém, problemas relativos às mudanças no hardware de gerações seguintes e até mesmo questões contratuais foram tornando a tarefa um pouco mais complexa ao longo do tempo.


"Recentemente, porém, o ambiente de desenvolvimento foi gradualmente se tornando mais padronizado", disse Miyamoto, acrescentando que "agora temos um ambiente que permite aos jogadores curtirem jogos antigos em consoles novos [de maneira] mais fácil do que nunca". Ainda assim, ele fez questão de reforçar que "a força da Nintendo está em criar novas experiências de video games", afirmando que o objetivo da empresa com futuros novos consoles é "mostrar jogos únicos que não podiam ser criados no hardware pré-existente".


Em outras palavras: sim, a Big N sabe que está bem mais fácil trazer games antigos para seus consoles mais recentes (no caso, o Nintendo Switch e seu sucessor, ainda não anunciado). Ainda assim, a empresa prefere focar em novas experiências, vendo a retrocompatibilidade como algo que dá para fazer, mas não é exatamente uma necessidade que precisa ser suprida.


Com o sucesso do Switch, que conta com um crescente catálogo de jogos retrô para N64, SNES, NES e Mega Drive como parte do seu serviço de assinatura online, é possível que ainda leve algum tempo para que finalmente seja revelado o próximo console da Nintendo.


fonte: Voxel

0 visualização0 comentário

Kommentare


bottom of page