Enquanto o evento da Sony para apresentar as novidades do PlayStation 5 não chega o PlayStation 4 continua sendo um dos principais consoles da atualidade.
Um dos grandes upgrades da nova geração será o SSD, que permitirá reduzir o tempo de carregamento dos jogos e muitas outras melhorias, entretanto o PS4 ainda conta com um disco físico, mas ainda assim é possível aprimorar o seu desempenho por meio de uma configuração simples otimizando a base de dados do sistema, veja como fazer isso agora.
Otimizar a base de dados do console significa remover arquivos corrompidos e reorganizar os demais no sistema, de forma que ele os encontre mais rapidamente no disco rígido para que os tempos de carregamento e quedas de quadros sejam reduzidos, além de evitar erros ao carregar jogos salvos.
É importante dizer que somente arquivos corrompidos que já não podem ser lidos pelo videogame serão apagados, então fique tranquilo, pois não se trata de reset do console.
Infelizmente o console não faz isso automaticamente, visto que não é possível utilizar o PS4 enquanto esse processo estiver em execução e a tarefa pode levar horas para ser completada dependendo de quantos jogos você tenha no seu videogame.
Antes de começar, vale lembrar que é sempre recomendado fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos para evitar danos em caso de queda repentina de energia ou qualquer outro problema que possa ocorrer durante o procedimento.
Vale dizer que, caso você tenha o upload automático ativado no seu console, até 100GB de dados de jogos terão backup feito automaticamente na nuvem da sua conta do PlayStation.
Sem mais delongas vamos ao tutorial.
Para começar, desligue o seu PlayStation 4 e não utilize o modo de repouso.
Continue pressionando o botão de força do console até ouvir dois bips rápidos. A seguinte tela surgirá avisando que você entrou no Modo de Segurança.
Pegue o cabo do controle DualShock e conecte-o ao PlayStation 4 utilizando a entrada USB frontal do console;
No menu que aparece na tela, desça até o 5º item: Rebuild Database, que significa: "reconstruir base de dados" e aperte X para iniciar o processo.
O ideal é otimizar a base de dados do PlayStation 4 a cada 3 ou 4 meses, dependendo de como você o utiliza. O interessante é que ela deve demorar menos tempo para ser concluída a cada vez que é realizada, visto que mantendo a base de dados em ordem, o sistema leva menos tempo para realizar tarefas simples como essa, mas que exigem muito do disco e do processador.
fonte: Tudocelular
Comments