PlayStation 5: novo jailbreak pode abrir portas para o desbloqueio

Um grupo de hackers anunciou, no início desta semana, o desenvolvimento de um novo jailbreak voltado para versão 9.0 do firmware do PlayStation 4. O sistema utiliza um bug que também está presente em versões do firmware do PlayStation 5, o que indica uma possibilidade que o console seja desbloqueado em um futuro breve.



Apesar disso, eles fizeram questão de ressaltar que por enquanto não há nenhum avanço concreto para destravar o console da atual geração. “Não há nenhuma estratégia conhecida para explorá-lo [o bug do PS5] no momento”, eles disseram.


O novo jailbreak se chama “pOOBs4” e explora uma falha no WebKit do PS4, um mecanismo que executa navegadores como o Google Chrome. A partir dele, os crackers conseguiram executar outros códigos no PS4 como se eles fossem nativos.


A descoberta é relevante, dentre outras coisas porque as vulnerabilidades de kernel do PS4 iam até o firmware 7.55, o que impossibilitava o uso de qualquer sistema posterior. No console da geração passada, o jailbreak permite que sejam executados códigos arbitrários ao nível de kernel.


Contudo, é importante ressaltar que o destravamento tanto do PS4 quanto mais do PS5 ainda está distante. Para permitir a execução de softwares não autorizados ainda é preciso achar uma brecha no kernel do console, para ser possível alterar funções importantes do sistema operacional.


Em novembro, o grupo Fail0verflow já tinha anunciado um avanço em direção ao destravamento do console da atual geração. À época, eles disseram ter conseguido todas as chaves de root do PS5.


fonte: Voxel

0 visualização0 comentário