Steam Deck terá indicação de níveis de compatibilidade com portátil

Valve também fez uma atualização silenciosa para levar Half-Life 2 ao console.



Nos últimos dias, a Valve tem feito uma varredura geral na biblioteca do Steam para classificar os jogos que terão suporte ao seu novo portátil, o Steam Deck, que chega em dezembro nos Estados Unidos e, de quebra, também deu uma olhada em bugs antigos e uma modernização nas configurações de Half-Life 2.


Para a biblioteca do Steam a ideia é bem simples: indicar ao usuário do Steam Deck se o jogo é compatível com a plataforma com os selos “Verificado”, “Jogável”, “Sem Suporte” e “Desconhecido”. Apesar de serem bastante intuitivas, cada classificação tem uma descrição para ajudar o consumidor na hora de baixar e instalar o jogo em questão.


Para isso, todos os jogos da plataforma serão classificados, indo desde os mais simples, como Cookie Clicker, até mesmo os jogos mais recentes, como Far Cry 6 e Cyberpunk 2077.


O selo de “Verificado”, por exemplo, indica que o game foi testado no Steam Deck e que possui completa compatibilidade à plataforma, desde o uso dos controles incorporados ao portátil até mesmo os programas que rodam em segundo plano, como os softwares anti-cheat.


“Jogável” demonstra que o jogo roda na plataforma, mas que precisam passar por algum ajuste por parte do usuário ou que seja necessário usar a tela de toque para fazer algumas ações dentro do jogo, como acessar menus, por exemplo.


“Sem Suporte” é claro e objetivo, o jogo em questão não tem suporte para rodar no Steam Deck, enquanto “Desconhecido” mostra que o título não foi avaliado.


O Steam tem em seu catálogo mais de 33 mil jogos, como Day of Defeat, que é o primeiro game que chegou à plataforma no dia 1º de maio de 2003. Com isso em mente, é de se esperar que a Valve vai lançar o Steam Deck com um grande número de jogos marcados com o selo “Desconhecido”.


Aliado ao pente-fino no Steam, a Valve também soltou uma atualização para Half-Life 2 que inclui suporte à API Vulcan, a base para rodar jogos em Linux e, consequentemente, no Steam Deck. Esta atualização foi reportada pelo site PC Gamer e inclui uma vasta correção de bugs antigos, melhorias para o campo de visão, além de dar suporte a monitores ultra-wide.


Vale relembrar que o Steam Deck é um aparelho que está em desenvolvimento pela Valve que vai trazer os jogos do Steam em uma plataforma portátil e que chegará ao mercado em dezembro de 2021. Os preços do console variam entre US$ 399 e US$ 649, entretanto não há previsão de chegar ao Brasil de forma oficial.


fonte: The Enemy

0 visualização0 comentário