top of page

Usuários reportam problemas com o PS5; saiba as causas e como evitar dores de cabeça.

O PlayStation 5 foi lançado ontem nos EUA e outros mercados e, como qualquer outro produto eletrônico, existe a chance de alguns usuários terem problemas com unidades defeituosas. Da mesma forma, existem algumas coisas que estão ocorrendo com muitos PS5 de forma generalizada, portanto saiba o que está sendo relatado e como evitar.


Download no Limbo

De acordo com o site IGN, é possível de acontecer de um download de um conteúdo do PS5 ficar no limbo. O PS5 está sofrendo de um bug que faz com que os jogos e aplicativos sejam pegos em um estado de “na fila para download” ou erro, com a única correção atual aparentemente sendo redefinir o console para as suas configurações de fábrica (formatá-lo, basicamente).


O bug – que foi sofrido por pelo menos três membros da equipe IGN, entre muitos outros – parece ocorrer quando um produto é definido para download pela primeira vez. O bug pode então assumir duas formas, colocando o jogo na fila para downloads ou simplesmente acusar um erro. Ambos solicitarão que você verifique o menu Downloads, que por sua vez não mostra nada.


O resultado é que seu jogo está preso no limbo – ele não baixa e não pode ser cancelado e baixado novamente. Em todos os casos, a biblioteca PS5 mostrará que você possui o jogo / aplicativo, mas verificar a PS Store dirá que não, e pedirá que você o compre.


Um grande número de relatos ocorreu para Call of Duty: Black Ops Cold War (com o download da versão PS4 aparentemente normal), que foi lançado hoje. Mas não é um bug específico – os relatos mencionam diversos jogos do console.


Por um lado positivo, redefinir o console para a configuração de fábrica soluciona o problema.


Atualização: o site Polygon menciona que o download no limbo pode acontecer se o arquivo for maior que o espaço disponível no PS5. Ou seja, se você mandar baixar algo que esteja acima do que tem livre no seu SSD. Mas não é algo certo também.


Rest Mode (Modo de Repouso)

O PlayStation 5, assim como o PS4, pode ficar num modo de repouso (standby) com a luz laranja. Dessa forma, o console gasta muito menos energia e continua realizando downloads ou oferecendo energia para carregar o DualSense, por exemplo.


No entanto, há muitos relatos de usuários que estão sofrendo problemas com esse modo. Não há uma lógica certa ainda, mas o que acontece é que, quando o PS5 sai do modo de repouso (ou seja, você liga o console), ele basicamente acusa que precisa recriar o banco de dados. Além disso, há pessoas que apontam especificamente para Marvel’s Spider-Man Remastered. Parece que, se você colocar o PS5 no modo de repouso com o jogo remasterizado ainda aberto (rodando), é praticamente certo que o console sofrerá o problema.


Na maioria dos casos, basta ligar o console e você terá que recriar o banco de dados. Porém, há um pequeno número de pessoas que não estão conseguindo mais ligar o PS5. Quem relatou esse problema foi Jeff Gerstmann (abaixo). O YouTuber ACG, que disse que seu PS5 morreu, não deu detalhes, mas há uma especulação que tenha sido um caso similar a esse.


Twitter:

Seems like putting a PS5 into rest mode while Spider-Man Remastered is running crashes the whole system, forcing that "repair your external drive" process when you start back up. At least that's how it's been for me the few times I've done that today.

Jeff Gerstmann

@jeffgerstmann

Also every time I've had the PS5 go through that external drive repair sequence, it ends up on a black screen. I have to hit the power button on the console itself to force it into rest mode, then it comes back up and asks me to file an error report, then boots normally.


HDD Externo

De uma forma similar ao bug relatado acima, em que o PS5 exige que o banco de dados seja recriado, usuários estão relatando que o PS5, quando você roda um jogo de PS4 a partir do HDD externo, pode sofrer do mesmo problema (via Push Square).


Barulhos no PS5

O PS5 é um console extremamente silencioso. Por conta disso, qualquer barulho que acontece nele já deixará qualquer usuário neurótico. Os relatos que estão acontecendo agora é por conta do chamado Coil Whine (estalo de bobina ou algo similar). Não é da ventoinha esse problema, mas sim da parte elétrica. E não é exatamente um problema, é um barulho digamos assim normal que pode acontecer em alguns aparelhos – mas não é um indicativo de que o console esteja com defeito.

E conosco? Algum problema?

Estamos com o PS5 desde o dia 4 de novembro e não tivemos nenhum problema sério. Quando inseri minha conta no console pela primeira vez e mandei restaurar as licenças para que ele reconhecesse os jogos que eu possuo, o PS5 deu problema no banco de dados, reiniciou sozinho e tudo se ajeitou perfeitamente em seguida.


Quanto a aquecimentos, o PS5 não possui relatos até o momento e nós também não sofremos nada nesse sentido. Após longas sessões do console ligado, você não sente quase nada de calor nas aberturas do aparelho.


Em relação a barulhos, o PS5 é silencioso de fato. Mas posso dizer uma única coisa que acontece, mas é geral também de aparelhos eletrônicos: ontem, após jogar 4h30 diretas de Demon’s Souls, desliguei o console e ele ficou por cerca de 10 minutos dando alguns estalos esporádicos. Sabe aquele som que sua TV faz de madrugada? Ou em algum momento que ela está parada, não funcionando e rola um “téc”? É exatamente esse. É também algo normal de aparelhos eletrônicos e, neste caso, por conta da temperatura do ambiente, principalmente.


Por fim, um único outro problema que podemos relatar é que, em um dado momento, Demon’s Souls não abria. Aparecia a tela de início (com a arte, da mesma forma que ocorre no PS4) e não saía disso. O console, porém, não estava travado e inclusive eu podia iniciar outros games. Já Demon’s Souls não abria nem em outra conta. Ao reiniciar o console, o problema foi solucionado.


Resumindo…

O PS5 não aparenta ter problemas sérios generalizados até o momento (como o famoso auto eject do PS4 Fat, por exemplo). No entanto, se você deseja uma recomendação nossa, evite de fazer essas duas coisas:

  • Não use o PS5 no modo de repouso. Desligue o console sempre que não for utilizá-lo ou deixe-o ligado normalmente se tiver que baixar algum jogo;

  • Não utilize HDD externos, principalmente para jogar títulos de PS4.

Não estamos dizendo que fazer essas duas coisas causará problemas ao seu PS5 – longe disso.


É bem provável que você possa fazer isso tudo sem problema algum. Mas, se for possível, evite até que seja completamente seguro.

fonte: PSX Brasil

0 visualização0 comentário
bottom of page