Compatibilidade e preservação de jogos são objetivos da Microsoft.
A Microsoft confirmou que o Xbox Series X, console da próxima geração da marca, terá "milhares" de jogos no lançamento, deixando claro o esforço em manter a retrocompatibilidade.
"Com mais de 100 mil horas de testes já completadas, milhares de games já são jogáveis no Xbox Series X, desde os sucessos até os clássicos cult e favoritos dos fãs", escreveu Jason Ronald, diretor de gerenciamento de programas do Xbox Series X, em uma publicação no Xbox Wire. "Muitos de nós na equipe Xbox jogamos no Xbox Series X diariamente como nosso console primário e trocar entre gerações é natural. Quando o lançarmos no final deste ano, a equipe terá investido mais de 200 mil horas assegurando que sua biblioteca de games está pronta para receber você imediatamente."
Ronald também conversou com o IGN, e quando questionado se "milhares" significava que a meta era que todos os games de Xbox One -- junto às centenas de Xbox 360 e Xbox original já compatíveis no atual console -- ele disse: "A meta é, definitivamente, os milhares de títulos que rodam no Xbox One hoje. Se um game roda no Xbox One, nossa meta é fazê-lo rodar no Series X. Pode haver algumas exceções aqui e ali."
Ele também destaca que "dificuldades técnicas e de licenciamento" podem ser alguns dos únicos empecilhos. Por exemplo, um game com música licenciado cujo contrato com a publisher terminou.
Ainda, Ronald explica que games de Xbox One, Xbox 360 e do Xbox original rodarão melhor no Series X do que rodaram anteriormente. "Todos os títulos rodam no ápice de desempenho no qual foram projetados, muitas vezes com um desempenho melhor do que na plataforma de lançamento original, resultando em taxas de quadros maiores e mais estáveis e renderização em máxima resolução e qualidade visual", conta no Xbox Wire. "Títulos retrocompatíveis também têm reduções significativas nos tempos de carregamento graças ao salto de desempenho obtido pelo SSD NVME customizado que alimenta a arquitetura de velocidade Xbox".
Quando questionado sobre exemplos específicos, Ronald disse: "Todos têm benefícios em áreas determinadas." Como exemplo, ele cita que "títulos que usam escalonamento de resolução dinâmica -- agora é um 4K sólido ou qualquer resolução para a qual foi projetada". HDR está entre as novas tecnologias sendo retroinseridas em games de Xbox mais antigos. "Geometry Wars é um que eu realmente gosto. Ver aquilo em HDR...", divagou, mencionando Boom Boom Rocket entre os dois jogos que já tiveram HDR pós-geracional adicionado, Halo 5: Guardians e Fuzion Frenzy.
Taxas de quadro maiores também estão no pacote. "A equipe de retrocompatibilidade inventou novas técnicas que permitem que mais títulos tenham maior resolução e qualidade de imagem enquanto ainda respeitam a intenção do artista e visão dos criadores originais", disse Ronald. "Também estamos trazendo inovações, incluindo a habilidade de duplicar a taxa de quadros de alguns títulos selecionados, de 30 FPS a 60 FPS, ou de 60 FPS a 120 FPS."
Pedimos exemplos de games com 120 FPS, e Ronald disse que eles existem, mas que não podem ser confirmados ainda. "Em muitos casos, temos tanto poder de processamento no Xbox Series X que, o que costumava demorar alguns milissegundos em consoles anteriores, agora passa tão rápido pela computação que a GPU fica ali parada esperando para realizar alguma tarefa." Ele continua: "Mas parte do desafio é que alguns títulos baseiam a física ou animação na taxa de quadros, então estamos estudando com quais títulos podemos fazer isso sem violar a intenção original. Temos alguns títulos que vão de 30 a 60 e há alguns que vão de 60 a 120, mas ainda estamos no processo de validar o game de ponta a ponta."
Kommentarer